Contabilidade São João

Notícias

Administrador, contador e gestor o mercado espera sua ação e atitude proativas

O mundo globalizado está pulverizado de diversas competências, habilidades e eixo prático

“A seletividade do MERCADO GLOBALIZADO exige excelência na sua Capacitação e Qualificação Profissional, portando, NÃO VACILE.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

INTRODUÇÃO

O mundo globalizado está pulverizado de diversas competências, habilidades e eixo prático, agregado a uma tecnologia da informação gerada pela inteligência artificial e o conhecimento de idiomas que formam um UP GRADE de grande valia aqueles que desejam adentrar no mercado de trabalho ou empreender em atividade econômica, em sociedade ou autônomo.

Sabemos quão frágil é a formação do trabalhador brasileiro quando comparado com o trabalhador globalizado do primeiro mundo, mas o MERCADO é um só, inexistem barreiras, e aqueles que mais se aproximem do perfil desejado terá melhores e maiores condições, mas sua continuidade e sustentabilidade dependem de sua progressão qualitativa.

ADMINISTRADOR

O conhecimento de recursos e condições para o exercício do seu labor é fundamental para a sua efetividade no mercado, mas sabemos da existência de diversas variáveis, mas deve ter cautela quando adentrar no mercado, pois a sua positividade é fator preponderante no sucesso de sua profissão, daí, podemos entender que essas variáveis negativas devem ser reduzidas, mas depende de sua AÇÃO e ATITUDE proativas, que ratifiquem seus intentos.

A maximização dos resultados positivos através do da minimização dos recursos (financeiros, pessoal e material) é a busca diária do administrador, que deve utilizar a Tecnologia da Informação agregado a inteligência artificial para reduzir CUSTOS e DESPESAS.

O conhecimento do Produto, Praça, Preço e Promoção, agregado a um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, um PLANO DE NEGÓCIO, adicionado à positividade da análise S W O T, reconhecendo os pontos fracos e fortes, e a aplicação das MELHORIAS devidas, ratificam o seu perfil profissional desejável.

É fato que a adversidade oriunda da CRISE ECONÔMICA, JUROS, INFLAÇÃO, EMPREGABILIDADE, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA e demais são fatores preocupantes, mas esses fatos precisam ser combatidos com maior performance profissional, inclusive com a sua PÓS- GRADUAÇÃO.

DEUS e os ANUNNAKIS fazem seletivas escolhas, pois nem todos são agraciados com excelência num mercado altamente seletivo.”

CONTADOR

A contabilidade sofreu grandes mudanças pela sua adequação aos princípios internacionais e ainda com a Tecnologia da Informação inserida no sistema de transparência tributária idealizado pelos órgãos competentes, isso resultou numa alteração altamente significativa junto aos profissionais e aqueles que se utilizam das Demonstrações Contábeis e Financeiras, para o seu labor.

É fato que os profissionais envolvidos, precisam de UP GRADE qualitativo para a sua sustentabilidade e continuidade no exercício de suas atividades, já que citadas mudanças exigem conhecimentos suplementares, inclusive o conhecimento da Tecnologia da Informação, inserido nos sistemas ou software que mensuram os fatos e atos administrativos derivados da gestão empresarial.

Com o advento das inovações motivadas pela necessidade de maior transparência, maior controle interno, e redução da sonegação tributária, o sistema das obrigações tributárias em plena vigência denota maior RISCO caso se mantenha as práticas anteriores.

Esse fato agregado a outras variáveis exigem do profissional de contabilidade maior capacitação e qualificação para o atendimento as obrigações tributárias e a própria contabilidade gerencial, que deve obrigatoriamente ser seguida por um Planejamento Empresarial.

Lembro que o conhecimento básico da legislação, dos princípios e de lançamentos já não se faz bastar, pois além desses há outros conhecimentos que devem se agregar aos já acreditáveis sapiências, mas advirto que o MERCADO está se mobilizando com velocidade exponencial e exige compatível postura dos profissionais.

A fragilidade educacional desse profissional demonstra a sua valorização junto à sociedade, mas acredito que o seu retorno à academia para se atualizar se faz necessário, e aquele que deseja se mantiver deve refletir sobre esse fato.

GESTOR

Em decorrência da necessidade de empreender quer seja motivado pela crise do desemprego, e oportunidade de trabalho, faz com que esse profissional procure empreender em seu próprio negócio gerando, portanto uma grande oportunidade de suprir o seu orçamento.

No mercado em crise econômica, elevação de juros, inflação e demais fatos que nos assolam, impele o brasileiro a empreender em seu próprio negócio, só que para esse feito resultar em vantagem se faz necessário um melhor conhecimento especifico.

O SEBRAE informa que das 5.000 (cinco mil) empresas abertas durante o ano somente 10% (dez por cento) sobrevivem no período de cinco anos, as demais participam da estatística negativa, mas digna de análise e estudos breves.

Esse fato comprova que empreender sem possuir os recursos necessários, ou seja, capacitação e qualificação do empreendedor são altamente necessárias, pois o MERCADO assim exige.

Aquele que buscar empreender só com o Capital sem as condições mínimas necessárias poderá correr o RISCO de jogar pela janela o seu investimento e participar de estatísticas históricas que ratificam o erro.

Lembro que o TEMPO é irreversível, e qualquer ação ou atitude que o empreendedor adentre é risco certo, e poderá perder muito mais que seu Capital.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

No mundo atual e com a velocidade dos fatos e acontecimentos, inclusive a evolução da inteligência artificial em pleno desenvolvimento, exigindo dos profissionais uma educação de qualidade focada no atual estágio de evolução, sabemos que muitos profissionais não estão aptos à exigência do mercado atual, mas obviamente devem se CAPACITAR e se QUALIFICAR para tais necessidades.

A graduação e em seguida a PÓS-GRADUAÇÃO representam, fatores essenciais para sua colocação e recolocação no mercado de labor, qualquer que seja a sua profissão e sua vinculação profissional.

A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE deve ter foco exclusivamente no MERCADO, e os professores devem ministrar sua devida disciplinas com vinculação teórica e prática atualizada e junto ao mercado.

O educando, tratado aqui como investidor deve selecionar sua melhor e mais eficiente AÇÃO para obter o resultado positivo após o período de cada disciplina ministrada, desenvolvendo seus projetos e seu feeling de conformidade com seu perfil.

As IES, Gestores Educacionais, Coordenadores e Professores, devem todos sem exceção demonstrar conhecimento e atualização com o mercado onde deverão atuais os seus investidores, nessa oportunidade o Laboratório de Informática, Biblioteca, Aulas Práticas em Empresas do mercado, devem contribuir para essa positividade.

Acredito que agregado a essa oferta, podemos declinar que a Tecnologia da Informação, o ensino de outro idioma, e aclimatação e referências do mercado representam fatores essenciais para o educando.

Lembro que o LUCRO é consequência do INVESTIMENTO aplicado com a inteligência de mercado, qualquer outro entendimento pode gerar RISCO calculável”.

O MERCADO

A seletividade do mercado de labor tem preferência por profissionais que tenham os valores e princípios adequados e inseridos em seu contexto profissional, MAS OBSERVO QUE demais exigências como conhecimento de sistemas específicos, tecnologia da informação, outros idiomas, e performance de excelência são os mais visados.

É fato que os profissionais que já estavam no mercado, devemos e adequar para manter a continuidade e sustentabilidade de suas funções, já que esse mercado evoluiu sensivelmente, mesmo porque a concorrência é global, de empresas e de profissionais, passando portando a oferta de mão de obra qualificada e com empresas e mercado mais seletivos.

Essas gritantes diferenças representam uma maior posicionamento de empresas e de profissionais que desejam se inserir no mercado, mas ressalto que nem todos estão preparados para esse momento de qualidade.

Aqueles que não se adaptarem a esse novo mercado devem optar por empreender, mas advirto que também tem a necessidade de entender a seletividade do Mercado, tais como o Produto, Praça, Preço e Promoções, e o Planejamento Empresarial como conhecimento de todos os mercados devem ser o maior foco.

A CUSTOMIZAÇÃO e a PRECIFICAÇÃO exigem conhecimentos técnicos específicos e comparação com o mercado, pois sabemos que diante do atual cliente o foco deve ser a velocidade da Curva ABC de movimentação do produto em detrimento a redução de margem de lucro.

Qualquer que seja a sua atividade econômica, o Planejamento Empresarial e suas variáveis devem ser parte importante de sua ação, inclusive o período de maturação de sua atividade.

Espero haver contribuído com o leitor, e sabemos que a precocidade do referido merece adendo, mas não podemos nos OMITIR em expressar a nossa opinião diante do atual momento desse Mercado.

Ressalto que as variáveis intrínsecas e extrínsecas devem ser consideradas em seu planejamento empresarial.

“O TEMPO É A ÚNICA PERCA IRREVERSÍVEL DE UM PROFISSIONAL”

Autores: ELENITO ELIAS DA COSTA (Vovô) e LEVY DA COSTA SALES (Neto de 14 meses), somente dois anunnakis.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 28/03/2024 23:25