Contabilidade São João

Notícias

Ensino de qualidade é uma necessidade

O mundo globalizado em crise econômica

“Os atores do ensino de qualidade devem rever suas metodologias para o sucesso alcançar” (Elenito Elias da Costa)

INTRODUÇÃO

O mundo globalizado em crise econômica e com a inserção da inteligência artificial, tem afetado diversas profissões, e isso tem mudado, gestores, professores e educandos, pois a sociedade convive com agravos diferenciados e informação com velocidade meteórica e isso exige dos integrantes do sistema educacional no mínimo uma mudança de metodologias.

Estamos passando por um momento especial onde gestores não investem em recursos para se adequar a exigência desse mercado, professores precisão de um “up grade” qualitativo para sua adequação e educandos precisam de motivação para agregar, teoria e prática que possam atender a exigência do mercado.

Após anos de labuta no meu ofício e ainda quando leciono no período noturno buscando satisfazer ao educando de ensino superior, sinto que os professores devem ser eternos estudantes, pesquisadores, que escrevam artigos, publiquem livros e seja palestrante, e que trabalhem na área de sua profissão que tenha sintonia racional com a disciplina que lecionam.

Os alunos precisam de motivação que os façam LER, buscar a compreensão, escrever suas dúvidas, aguce sua curiosidade, procurem fazer a diferença seja no seu labor ou em seu empreendimento, e encontre a felicidade de ser estudante, vislumbrem um futuro promissor, resgatem a sua cidadania.

Os gestores educacionais saiam de suas salas, falem com os professores e alunos, sintam as mudanças sociais, vejam a evolução tecnológica, analisem novos investimentos que devem ser aplicados para a obtenção da qualidade educacional.

A sociedade em geral deseja a felicidade de todos inclusive de integrantes da nova geração que estão sendo lapidados pelas IES – Instituições de Ensino Superior, pois as adversidades são gritantes e as diferenças quando comparadas com o profissional globalizado são impactantes.

A GLOBALIZAÇÃO e a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL exigem posturas consubstanciadas em ações e atitudes racionais antenadas com uma educação de qualidade de nível internacional, isso nos leva a um impasse, ou INVESTIMENTOS agora ou o mercado será maculado por profissionais que não detém substancia necessária.

GESTORES EDUCACIONAIS

Sabemos que estamos vivenciando uma CRISE ECONÔMICA e que agregada à inadimplência e a concorrência tem dificultado muito a continuidade e sustentabilidade de diversas IES – Instituições de Ensino Superior, mas devemos entender que no processo de GLOBALIZACÃO e em plena INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, todo o esforço deve ser inserido na busca de manter a qualidade do ensino, inclusive com forte INVESTIMENTO e mostrar a diferença qualitativa junto à sociedade, professores e educandos.

O GESTOR que viver atrelado a planilhas que demonstram a sua posição com exímio controle interno e transparência de suas ações e atitudes deve entender que a CRIATIVIDADE deve equilatar essas diferenças e não se eximir de manter seus investimentos necessários.

É de bom alvitre, a elaboração de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, aplicado a uma análise SWOT, e identificação dos pontos e fracos e fortes e em seguida aplicar as melhorias necessárias, mesmo com cortes, contingenciamentos e dificuldades na obtenção de recursos, mas sabemos que está em jogo o seu empreendimento, pois o mercado não lhe dará tempo para se adequar.

Lembro que SOBREVIVERÃO, aqueles que INVESTIREM para a mais rápida adequação junto ao mercado concorrente e seletivo, ficando, portanto, a sua capacitação e qualificação profissional para o dinamismo de sua gestão.

Saia de sua sala levante-se de sua poltrona, fale com os professores, converse com os educandos, entenda a sociedade e seus anseios, agregue mais parceiros em sua atividade, antes que sinta o resultado de sua inépcia.

Lembro ainda que você será julgado pelo resultado de sua gestão e qualquer devaneio poderá por em RISCO o futuro de pessoas que ali trabalham e estudam.

Lamento que muitos ficarão pelo caminho, e a história comprovará a sua AÇÃO ou INAÇÃO, mas será um julgamento justo, pois o importante são seus registros positivos em comparação aos negativos

PROFESSORES

O corpo docente de qualquer instituição de ensino deve ser bem tratado e ouvido em suas necessidades básicas, pois ele filtra os fatos entre o foco (alunado) e a gestão, eis o motivo que deve ser ouvido.

É fato que dentre as pirotecnias existentes há valiosas informações que devem ser refletidas, pois uma filtragem é salutar para que haja maior foco junto ao planejamento estratégico exercido para alavancar a sustentabilidade e continuidade da atividade.

Na compreensão da GLOBALIZAÇÃO e da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, representam recursos indispensáveis que exigem uma reformulação nos conteúdos das disciplinas, inclusive a aplicação de suas metodologias.

O professor deve entender que buscar demonstrar maior interação na aplicação de sua disciplina, tais como:

  1. Habilidade;
  2. Competência;
  3. Eixo prático;
  4. Criatividade;
  5. Relações humanas;
  6. Idiomas;
  7. Inteligência Artificial;
  8. Mundo Globalizado.

EDUCANDO

É notório que o educando sente e afere a sintonia dos ensinamentos com o mercado, pois está ligado ás mídias existentes, e o professor deve entender o seu mister, pois o trabalho prático lhe concederá melhores condições junto a sua metodologia no entendimento do seu ensinamento.

O educando está disperso dentro da sala e precisa ter mais foco, buscar LER e ENTENDER os ensinamentos, haja vista as dificuldades existentes.

É fato que o aluno que trabalha e estuda no período noturno, tem maiores dificuldades quando comparado com um aluno que não trabalha, mas são exatamente esses obstáculos que possibilitarão as suas maiores vitórias.

Ele sabe que se não aprender e não obter a sua capacitação terá grandes dificuldades em se manter ou adentrar no mercado seletivo, pois deve melhorar seu perfil no aspecto teórico e prático para manter a sua aceitação.

Sabemos que nem todos se darão bem no mercado, mas não podemos nivelar por baixo essa assertiva.

CONSIDERAÇÕES

Sabemos que muitos gostariam de sair do Brasil e buscar melhores oportunidades, mas não está fácil, e enquanto isso não acontece devemos nos capacitar e se qualificar para melhores momentos que hão de vir.

O mercado se apresenta altamente seletivo, quer seja empregado ou empreendedor, mas sabemos que jamais deve negligenciar os recursos existentes principalmente a oportunidade de manter sua educação em alta, pois ela fará a uma grande diferença qualquer que seja a sua escolha.

Não haverá emprego para todos, mas somente para aqueles que se prepararam para o momento da GLOBALIZAÇÃO e da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, pois a quantidade de serem humanos não se coaduna com a qualidade exigida pelo mercado seletivo.

Lembre-se: “MATÉRIA ATRAI MATÉRIA NA RAZÃO DIRETA ENTRE AS MASSAS”.

Decifrando, somente aquele que detém as qualidades mínimas necessárias terão as melhores oportunidades, lamento mais essa é a lei do mercado, e lei da sobrevivência. Então quando seu professor solicitar que LEI e ESTUDE não vacile, pois ele está selecionando aqueles que sobreviverão diante da voracidade desse mercado.

Sua VIDA só terá serventia quando um FUTURO PROMISSOR lhe atingir, caso contrário os dados estatísticos lhe acolherão, pois até mesmo o LIXO pode ser reciclável.

REFERÊNCIAS:

  1. Palestras do Prof. Elenito Elias
  2. Livros publicados do Prof. Elenito Elias e demais:

- Contabilidade No.1, Editora Fortes,

- Contabilidade No.2, Editora Fortes

- Transparência, Editora Fortes ( e demais autores).

  1. Artigos do Prof. Elenito Elias.
  2. Live e vídeo do Prof. Elenito Elias.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, só um professor.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9921 4.993
Euro/Real Brasileiro 5.3773 5.3853
Atualizado em: 28/03/2024 06:24