Contabilidade São João

Notícias

Pandemia: os desafios das mulheres em cargos de liderança

Em um cenário totalmente novo, há uma cobrança excessiva para esse público; 'luta histórica', avalia gerente da MAPA

Autor: Renata RosaFonte: A Autora

Considerada uma luta histórica, entre os grandes desafios enfrentados pelas mulheres que ocupam cargos de liderança chamam a atenção: a equidade salarial, reconhecimento entre os próprios colegas e o tratamento recebido dentro da empresa, entre outras condições de trabalho que escancaram diferenças entre executivos e executivas.

“De fato, mesmo com todos os esforços para garantir a igualdade entre homens e mulheres, em alguns setores, o mercado é ainda mais desafiador para as líderes. O mundo não é mais o mesmo, mas, para algumas pessoas, o tema ainda é visto com um tabu, dentro e fora das empresas”, avalia a psicóloga, Nayara Teixeira, gerente técnica da MAPA - empresa especialista em soluções de RH, que alia big data a ferramentas e estratégias de capital humano.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pelo Valor Econômico, estimam que, embora as mulheres representem 70% da força de trabalho na área da saúde no mundo, elas ocupam apenas 25% das posições de liderança.

Em 2019, um levantamento feito pela consultoria Bain & Company junto com o LinkedIn evidenciou que só 3% das cadeiras mais altas nas empresas do Brasil são ocupadas por mulheres. Ao analisar todos os cargos gerenciais, uma pesquisa do IBGE revelou que elas estavam presentes em apenas 38% deles em 2018.

Além de todas as diferenças e preconceitos já existentes, com a chegada da pandemia, surgiram outros desafios como, por exemplo, conciliar a realização dos afazeres domésticos, dar atenção aos filhos e cumprir todas as tarefas do home office. “Um cenário totalmente novo e uma cobrança excessiva para que todas as atividades sejam realizadas com perfeição”, comenta a psicóloga.

Para a especialista da MAPA, se antes da crise, organizações e equipes gerenciadas por mulheres já saíam na frente, no ‘novo normal’, empresas que investirem e potencializarem a presença delas nesse cargo, proporcionando a devida atenção para esse tipo de liderança, terão grandes chances de driblar os desafios com maestria.

“Com certeza, esse é um tema de ampla discussão e de diferentes visões. Para alguns colaboradores, estar sob o comando de uma mulher, ainda causa um certo desconforto e estranheza. Ao normalizar valorizar a presença feminina nesse tipo de ambiente, todos sairão ganhando”.

Reflexo disso, o Índice de Igualdade de Gênero Bloomberg (GEI) 2020, revelou que empresas administradas por uma CEO têm mais representatividade de gênero nas lideranças.

“Com personalidade, características e comportamentos diferentes dos homens, cabe ressaltar que os ganhos não ficam apenas dentro da empresa, os benefícios são estendidos à sociedade, afinal, cria-se empatia e o fortalecimento da diversidade nesses ambientes. É uma luta histórica”, finaliza a especialista.

Sobre a MAPA

A MAPA é uma empresa especializada em entender pessoas através de ciência e dados. Com o teste psicológico (reconhecido pelo CFP) e a base em Data Science, possui uma metodologia completa e um diagnóstico organizacional profundo para construir uma base de informações sólida para empresas entenderem seus colaboradores e serem mais assertivas em seus processos ligados a pessoas.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 19:37