Contabilidade São João

Notícias

Auditoria – indispensável a qualquer gestão

No mundo globalizado, em pandemia, e após pandemia, com inovações tecnológicas motivadas pela inteligência artificial,

“A busca pela veracidade, legalidade, transparência e controle interno, motiva a AUDITORIA utilizar a IA, GPT-3, na velocidade 5G/6G, mas precisa de profissionais qualificados e valorizados.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

No mundo globalizado, em pandemia, e após pandemia, com inovações tecnológicas motivadas pela inteligência artificial, ou mesmo com computação quântica, GPT-3, e velocidade de 5G/6G, em curso de adaptação da LGPD, em CRISES de todos os fatores, todas as empresas sem exceção, quer sejam públicas ou privadas, precisam ser AUDITADAS periodicamente, quer sejam Auditoria interna, externa, independente, qualidade, sistêmica ou similar, para que possam ratificar a veracidade, legalidade de seus fatos e atos e que demonstrem transparência e controle interno em seu PDCA, com uma SWOT, identificando seus pontos fracos e fortes, para em seguida adotar as melhorias devidas.

Os países em CRISES, econômicas, sociais, políticas, em processo de vacinação, sofrendo ameaças constantes de variáveis, com elevado desemprego, inflação em alta, com educação e saúde sem a qualidade desejável, inclusive impactando o seu desenvolvimento em sua infraestrutura, com grandeza continental, riquezas naturais, terras férteis, arrecadação em declínio, PIB em oscilação, e além de tudo isso tem uma população de pobres, miseráveis, e famintos, se torna obrigatório que os gestores responsáveis, tenham uma visão mais holística, sobre o futuro previsível diante desses fatos.

É fato incontestável que essa mudança para um mundo novo, precisa de AUDITORES competentes e qualificados para que seus pareceres e relatórios ofereçam um UP GRADE qualitativo junto á gestão das entidades, quer sejam públicas ou privadas.

Assim como os GESTORES e PROFISSIONAIS, necessitam de melhor capacitação e qualificação profissional, mesmo os eleitos, no caso das públicas, se desejam almejar sucesso em seu labor.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Diante desse cenário futurista, com crises e variabilidade outras, inclusive ambiental, a sociedade está mudando rapidamente para se adaptar a esses fatos, inclusive sendo mais seletivo na opção de onde investir o seu capital, ou mesmo onde e por que devemos trabalhar, sabendo que a maioria das funções serão afetadas pela inteligência artificial, e muitos serão excluídos do sistema.

O mais gritante é que o conhecimento sobre a programação de software utilizando as ferramentas disponíveis está mais fácil de sua exceção e entendimento, haja vista cursos e aplicativos disponíveis.

Os algoritmos, a lógica Fuzzy, machine learning, deep learning, data mining, rede neurais, informações in the cloud, uso de Phyton, Orange e demais, podem filtrar dados e informações importantes, que são de grande valia para alguns profissionais que precisam ratificar essas informações e dados.

Um sistema com a inteligência artificial como o GPT – 3, que tem 175 bilhões de parâmetros, utilizam os dados e informações nas nuvens, através de codificações, sendo recomendável o usa do INGLÊS, pode contribuir muito para o labor da auditoria, agora imaginemos seu uso com uma velocidade 5G/6G, pois os indícios são rastreados com bastante rapidez, trazendo para o profissional maiores e melhores informações, em que o mesmo pode sugerir melhorias ou mesmo security sistemy, ou firewall junto à gestão.

Podemos ter em nossas atividades fatos e atos passíveis de transgressões que em sua maioria os gestores são levados a praticar pelo fato de não ter conhecimento e nem imaginar que possam ser expostos, em qualquer local que possa encontrar os valores/bens de origem duvidosa.

Os GESTORES de empresas privadas ou mesmo públicas, devem entender que os fatos dantes ESCUSOS mantidos em segredos, ou mesmo inseridos numa CAIXA DA PANDORA, já são facilmente descobertos e detectados, inclusive com identificação dos responsáveis.

PROFISSIONAIS

Os atuais profissionais que labutam em Auditoria, em diversas gestões, quer sejam privadas ou publicas, precisam estar preparados para essa nova metodologia que utiliza sistemas, com a inteligência artificial, GPT – 3, com velocidade 5G/6G, inclusive com o conhecimento de outros idiomas.

O check List, as codificações, os testes amostrais, a busca de provas documentais, a contagem de estoques e da tesouraria/caixa, as aferições de creditos, a verificação de obrigações, o exames procedidos nas demonstrações contábeis e financeiras, inclusive no planejamento e controle interno da gestão, as CNDs com pesquisa comprobatória, o sistema de circularização que deve ser documental e aferida como virtual, informações bancárias no Brasil e no Exterior, valores que circulam para dificultar a transgressão em diversos países, investimentos em ativos podres, compra ou aquisição de equipamentos para tentar justificar o fato, demais valores em rubricas sem movimentação temporal, aquisição ou investimentos em empresas deficitárias ou falidas, QUAISQUER DÉBITOS OU CRÉDITOS, hoje são identificados facilmente.

Conhecer as potencialidades em programação ou Bats, aplicativos que podem aferir com clarividência as informações e dados, através das informações IN THE CLOUD, utilizando o MACHINE LEARNING e DEEP LEARNING, e filtrar através de relatórios as inconsistências.

Acompanhar as rubricas e seus valores, desde sua origem até o seu fluxo final de conformidade com o planejado, ou orçado, até o seu registro e mensuração da contabilidade, trazendo consigo maior confiabilidade dos fatos registrados.

Chamamos atenção para aqueles valores orçados e planejados em rubricas que merecem especial atenção, quando se utilizam da contabilidade criativa, principalmente em período de pandemia e mesmo após pandemia, aqueles investimentos procedidos em ativos podres, ou aplicados em empresas ou em atividade econômicas duvidosas.

Atualmente está muito fácil rastrear os crédito e débitos de origens duvidosas, inclusive identificando seus responsáveis, desde que o profissional tenha a habilidade necessária.

Os auditores internos, externos ou independentes, em peno exercício de seu labor nas grandes empresas do setor privado e nas empresas públicas, tais como PREFEITURAS, precisam se preparar com maior capacitação.

Hoje, aquele profissional que tiver melhor capacitação e qualificação para exercer o seu mister, poderá oferecer um PARECER ou um RELATÓRIO de grande valia para a gestão, e seus investidores.

CONCLUSÃO

“Tudo está conectado, e o profissional do novo mundo deve possuir, inteligência múltipla para sobreviver, eis uma verdade incontestável.”

O novo mundo é o mundo dos serviços, pois os demais fatores econômicos podem ser automatizados, esse entendimento natural poderá elevar a sobrevivência da espécie humana.

A múltipla inteligência do profissional do novo mundo implicará na sua longevidade e sua sintonia com as inovações tecnológicas deverão afetar seu conhecimento.

Toda a AÇÃO e ATITUDE deverá seguir um ritual antenada com o conhecimento e utilizando racionalmente os recursos disponíveis, as inverdades lúdicas que dantes elevavam a relatividade do MEDO devem ser afastadas.

Homem e máquinas devem ter um só propósito, assim como GESTÃO PÚBLICA, portanto, quão mais as atividades sociais, econômicas e políticas, devem ser influenciadas pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL em massa, utilizando a LÓGICA e inibindo a fantasia.

Acreditamos ser essa a lógica racional do GRAET RESET de que trata Klaus M. Schwab em seu livro, COVID-19 – THE GRAET RESET, quando cita a unificação totalitária de Governo e demais fatos positivos e negativos, dessa busca de incrementar melhorias no sistema, para que se tenha uma visão futurística.

Pedimos desculpas ás pessoas físicas ou jurídicas que se sintam afetadas pelo referido, mas como profissionais e pesquisadores, somos obrigados a transcrever fatos que podem afetar as atividades de AUDITORIA e GESTÃO, e que essa síncope embrionária possa iniciar os novos processos, metodologias e cronologia na busca de maior eficiência dos recursos.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 4.9921 4.993
Euro/Real Brasileiro 5.3773 5.3853
Atualizado em: 28/03/2024 06:23