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O fluxo de visitantes em lojas físicas subiu 3% em junho de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Os lojistas de rua contaram com alta de 11%, enquanto unidades de shopping tiveram resultado mais tímido, com crescimento de 2%. Já pela visão do faturamento, houve salto de 15% para lojas físicas, 20% em unidades de rua e 5% nas situadas em shoppings. Isso refletiu no ticket médio nominal, com crescimento de 6% para lojas físicas em âmbito nacional, sendo 6% nas lojas físicas de rua e 1% nas lojas de shoppings.
Os dados são da pesquisa IPV (Índices de Performance do Varejo), organizada pelo venture capital HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Na margem geral, o descolamento no fluxo de visitação entre os tipos de lojistas, visto no relatório de maio, se mantém, explicando a diferença no crescimento anual.
O número de boletos contou com alta de 9% para lojas físicas, frente a junho de 2022. A alta para lojas de rua foi de 13%, enquanto lojistas de shopping verificaram elevação de 3%, após retração no relatório anterior, na mesma base de comparação.
A subida no fluxo de visitação em junho de 2023 em lojas físicas, contra mesmo mês de 2022, foi heterogênea entre as regiões. Enquanto Norte (-4%) e Nordeste (-1%) observaram queda. Já as demais regiões tiveram crescimento, com destaque para Centro-Oeste (10%), seguido por Sudeste (4%); enquanto a região Sul aproximou-se da estabilidade (0,1%).
Em relação ao volume de vendas, o movimento de alta (9%) para o Brasil foi territorialmente generalizado. O destaque positivo foi o Nordeste (13%), seguido pelo Sul (8%) e Norte (8%). Sobre o faturamento nominal, a maior alta também foi no Nordeste (20%), seguido pelo Sul (16%).
Entre os segmentos, o destaque no fluxo de visitas vai para o de "artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos", com crescimento de 26%. No sentido oposto, o fluxo de visitação contou com queda de 30% no setor de "livros, jornais, revistas e papelaria".
Dia dos Namorados supera índices alcançados pré-pandemia
Para o fluxo de visitação em lojas físicas, a semana encerrada no Dia dos Namorados de 2023 teve forte impulso frente à semana anterior, com crescimento de 31% na margem. Entre os tipos de lojistas, a alta foi puxada pelas lojas situadas em shoppings, com expansão de 32%, na mesma base de comparação; enquanto que os lojistas de rua contaram com crescimento de 18%. O resultado foi maior que o visto em 2019, para os lojistas de shopping, no mesmo cenário de análise.
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Atualizado em: 15/11/2024 12:56 |