Contabilidade São João

Notícias

Pequenos negócios pulverizam a geração de empregos no Brasil

Artigo do presidente do Sebrae destaca os resultados positivo da criação de postos de trabalho pelos pequenos negócios

No cenário econômico brasileiro, os números positivos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) têm sido motivo de otimismo, especialmente quando observamos a contribuição significativa das micro e pequenas empresas (MPEs). Uma análise feita pelo Sebrae revela que, das quase 475 mil novas vagas criadas em janeiro e fevereiro, cerca de 60% estavam nas MPEs.

Apenas para se ter uma ideia, nos dois primeiros meses de 2024, elas registraram um saldo de novos empregos 29% superior ao observado no mesmo período de 2023, demonstrando a força inegável desse segmento. Esse fato não apenas reflete a vitalidade dos pequenos negócios, mas também aponta para uma perspectiva de crescimento econômico mais amplo. Afinal, a criação de empregos impulsiona a geração de renda para milhões de brasileiros, o que contribui para o aumento do consumo e, consequentemente, para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, alimentando um ciclo de prosperidade.

Em resumo, faz a roda girar! Os resultados econômicos do governo Lula e Alckmin não são por sorte. Isso é por conceito e forma de governar, é aquilo que nós chamamos de um Estado Social, que protege a vida, que faz com que nós possamos atender, sobretudo, aqueles que precisam de políticas públicas na saúde, na educação e na sua renda.
Isso representa colocar o povo no orçamento, e os resultados são extraordinários, principalmente na geração de empregos e renda pelos pequenos negócios, que o Sebrae apoia. É o resultado da acumulação de uma série de resultados positivos. O Brasil está com a inflação controlada, despontou como segundo país que mais recebeu investimentos internacionais, tornou-se a nona economia do mundo, entre outros índices.

As micro e pequenas empresas têm desempenhado, nesse contexto, um papel crucial. Além de serem responsáveis por uma parcela significativa da geração de empregos, elas também fomentam a inovação, a competitividade e a diversificação da economia. Com estruturas ágeis e capacidade de adaptação rápida às demandas do mercado, os pequenos negócios têm potencial para impulsionar ainda mais o crescimento econômico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais próspera e inclusiva.

O acerto das medidas do governo federal mostra o quanto é importante que o Brasil siga apoiando e incentivando as micro e pequenas empresas.

Investimentos em capacitação, acesso a crédito facilitado, redução da burocracia, inovação, aumento da produtividade e exportações serão essenciais para garantir que esse setor continue a realizar um trabalho fundamental na economia brasileira, gerando empregos, renda e oportunidades de inclusão para milhões de brasileiros.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1124 5.1129
Euro/Real Brasileiro 5.4795 5.4875
Atualizado em: 29/04/2024 14:25