Contabilidade São João

Notícias

Pesquisa aponta que 43% das empresas brasileiras pretendem contratar no 2º trimestre de 2024

Expectativa líquida de emprego para o segundo trimestre de 2024 é de +18% no Brasil

A Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q2 2024, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, revela as intenções de contratação nos âmbitos nacional e global para o 2º trimestre de 2024.

O levantamento mostra que a expectativa líquida de emprego no Brasil – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é de +18% para o período, uma queda de 13 pontos percentuais no comparativo com o trimestre anterior, que foi +31%. A porcentagem de empregadores que esperam reduzir os níveis de contratações subiu de 16% para 22%.

A porcentagem de empregadores que planejam contratar foi de 48% no trimestre anterior para 43% no segundo trimestre de 2024.

Entre os setores com maior expectativa de demanda de posições no país estão os de Tecnologia da Informação (36% das organizações no setor esperam contratar), Energia & Serviços de utilidade pública (34%), Saúde & Ciências da Vida (27%), Finanças & Imobiliário (20%) e Serviços de Comunicação (17%).

Já no cenário global, o setor de TI lidera o ranking de expectativa de contratações (34%), seguido pelo setor de Finanças & Imobiliário (29%), Saúde & Ciências da Vida (26%), Indústria & Materiais (21%), Bens de Consumo e Serviços e Energia & Serviços de utilidade pública (18%).

Crescimento nas grandes empresas
O estudo também analisou a intenção de contratação de acordo com o porte das empresas no Brasil. As grandes empresas têm a maior expectativa de contratações, com um percentual de 30% para as companhias com 1.000 a 4.999 colaboradores, seguido por organizações com mais de 5.000 colaboradores, com 24%, e empresas de 250 a 999 colaboradores, com 23%.

Intenção de contratação
O levantamento traz, ainda, a intenção de contratação por estados do Brasil. O destaque positivo ficou para o estado do Paraná com o melhor índice (28%), à frente do Rio de Janeiro e Minas Gerais, ambos com 25%.

Brasil ocupa 18º posição no ranking global
Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no segundo trimestre de 2024, relatando uma expectativa líquida de emprego ajustada sazonalmente em +22%.

Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Índia (36%), seguida pelos Estados Unidos (34%) e China, Costa Rica e Países Baixos, com 32%. O Brasil está em décimo oitavo lugar com +18%. O cenário mais fraco é reportado na Romênia, com -2%.

Investimento em desenvolvimento interno
O cenário desse último estudo mostra uma queda na expectativa de contratações no Brasil. Em paralelo, desde o ano passado, há uma clara movimentação em prol de se desenvolver colaboradores que já estão nas companhias.

A pesquisa de escassez de talentos 2023 revelou que 82% das organizações no Brasil estão investindo no desenvolvimento dos colaboradores. Já o levantamento deste ano mostrou que, além de apostar no aprendizado dos talentos internos, as empresas estão buscando novas formas de reter essas pessoas: 33% dos empregadores planejam oferecer mais flexibilidade sobre quando os colaboradores trabalham, 32% sobre onde eles trabalham e 30% pretendem aumentar seus salários.

“Buscamos sempre reforçar a importância de as organizações investirem em capacitação constante como forma de combater a escassez, e o que temos observado é que muitas delas passaram a enxergar o potencial desse investimento para resolver o gargalo. É muito importante que as empresas compreendam o seu papel no aprendizado contínuo dos profissionais”, comenta Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

A próxima pesquisa será divulgada em junho e reportará as expectativas de contratação para o terceiro trimestre de 2024.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1106 5.1137
Euro/Real Brasileiro 5.4804 5.4884
Atualizado em: 29/04/2024 14:22